Como controlar o estoque para vender cada vez mais?

Dicas e informações para você melhorar a gestão em sua empresa.

Como controlar o estoque para vender cada vez mais?

Como controlar o estoque para vender cada vez mais?

Fazer um controle de estoque correto, pode ser a chave para que se possa vender mais, e ter mais lucro nas suas mercadorias. Porém, muitos comércios e empresas não conseguem administrar bem o seu estoque, e com isso acabam perdendo mercadoria e dinheiro.

Fazer o controle de estoque é indispensável para que as pequenas empresas possam ter sucesso. Porém, isso é ignorado por grande parte delas. Não dar a atenção para o controle de estoque, pode ser crucial para a estrutura da empresa.

O controle de estoque é um pilar muito importante de uma empresa, e ele pode ser o responsável por trazer resultados positivos, reduzir os custos e evitar a perda ou desvalorização das mercadorias.

O que é o controle de estoque?

O controle de estoque, consiste em monitorar todos os produtos que estão no estoque, afim de que eles estejam na quantia necessária para que a empresa possa ter um bom funcionamento das suas operações.

Para que este controle funcione de forma eficaz, é importante ter uma gestão que controle tudo o que entra e tudo o que sai do estoque. Assim, é possível ver o que precisa ser comprado, é possível evitar a perda dos produtos, vencimento, e também encontrar os melhores fornecedores para o seu tipo de negócio.

No início isso pode dar um pouco de trabalho, mas depois de organizado o estoque, se tudo o que entrar e sair for registrado, o controle acontece de forma perfeita, fazendo com as vendas aumentem cada vez mais.

Conheça os benefícios do controle de estoque

  • Faz com que a empresa otimize os investimentos feitos com o estoque;
  • Permite que a empresa tenha uma estimativa de suas vendas;
  • É possível fazer um planejamento par as compras antecipadas com os fornecedores, assim, é possível ter preços melhores e mais qualidade dos produtos;
  • Ajuda a melhorar o planejamento da produção da empresa;
  • É possível identificar quais são os produtos que mais vendem, e quais são os produtos que ficam mais tempo parados no estoque;
  • Permite criar promoções e colocar o preço adequado em cada produto;

Este controle de estoque pode ser feito de várias formas, desde um simples caderno, até mesmo por meio de programas de tecnologia de controle.

Por que o controle de estoque é importante para as pequenas empresas

É muito importante que as pequenas empresas façam o controle de estoque, para que assim, elas consigam evitar os prejuízos, furtos, e também para que consigam aumentar as oportunidades de venda dos eu negócio.

Além disso, esse controle faz com que as empresas consigam criar promoções para vender o que está parado no estoque, e assim ter um giro maior de dinheiro em caixa.

Se forem produtos que tenham prazo de validade, o controle de estoque evita que eles se percam, gerando assim prejuízos para a empresa. Vale ressaltar que quando os produtos estão parados no estoque, isso significa que o seu dinheiro também está parado, e quando estes produtos perdem a validade, você está jogando dinheiro fora.

Veja como controlar o seu estoque;

  1. Faça um inventário;
  2. Faça o controle do estoque;
  3. Treine os seus funcionários;
  4. Conheça os tipos de controle que podem ser usados para a sua empresa;
  5. Otimize o seu estoque;
  6. Tenha uma margem estabelecida para perda e para danos;
  7. Faça um cálculo dos custos de armazenamento;
  8. Faça promoção dos produtos que estão parados;

Seguindo estes passos para o controle de estoque, certamente você conseguirá fazer com que a sua empresa aumente muito as suas vendas, e assim, as perdas e prejuízos podem ser minimizados.


Controle de Estoque online para sua empresa

Estoque controlado, online, para comprar e vender na hora certa! Cadastre-se no Sollo ERP é gratuito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *