NF-e: Saiba como evitar erros e economize

Dicas e informações para você melhorar a gestão em sua empresa.

NF-e: Saiba como evitar erros e economize

NF-e: Saiba como evitar erros e economize

A NF-e, nota fiscal eletrônica, é um documento que abrange todos detalhes de uma determinada venda, compra ou prestação de serviço e é direcionada ao e-mail do comprador com as especificações gerais sobre os valores e tributos. Toda empresa legal pode emiti-la e a autorização é realizada pela Secretaria da Fazenda de cada estado. Além disso é obrigatória desde 2014 para todos que pagam imposto sobre serviços (ISS).

Mas você conhecer qual o motivo da existência da NF-e? A NF-e tem como os principais objetivos garantir a integridade das informações transacionais, otimizar o tempo, reduzir gastos operacionais, evitar erros tributários e, sobretudo, facilitar o processo de fiscalização e cruzamentos de informações para o fisco.

Como possível perceber a nota fiscal eletrônica é, praticamente, uma versão eletrônica da nota fiscal. Assim ela facilita e muito trâmites financeiros e é uma excelente forma para evitar erros tributários e economizar tempo e custos com processos mais ágeis, sólidos, simplificados e muito melhores.

Confira os principais erros que podem ser evitados ao começar o uso da NF-e.

Evitando erros tributários

A contabilidade e as finanças são o coração e, querendo ou não, uma das áreas que permite que uma empresa mantenha-se em operação. Sendo assim é preciso respeitar todas as normas jurídicas e contábeis para que não existam surpresas desagradáveis.

Quando uma NF-e é emitida ela permite um maior controle das operações como compras e vendas pois a empresa recebe, antecipadamente, todas as informações necessárias para o cumprimento das obrigações vigentes. Em outras palavras, sempre que existir a emissão de um nota fiscal eletrônica já tem como consultá-la. Ao consultar as notas fiscais eletrônicas é possível conhecer a quantidade de cada produto vendido. Sendo assim é possível ver quais produtos tem mais saída e, consequentemente, melhores resultados financeiros.

Além dessa importante vantagem de controle é possível também ter um diagnóstico mais rápido dos possíveis meios. Tal diagnóstico ágil é, majoritariamente, por ser tudo online. O melhor exemplo é sobre impressão de notas fiscais erradas. Quando o produto for entregue e está com nota errada é necessária toda uma logística de transporte para corrigir o erro. Sendo assim quando é emitida uma nota fiscal eletrônica já é possível ver, online, se existem possíveis inconsistências.

Evitando erros usando softwares adequados

Um software adequado para inserção de dados financeiros da empresa é extremamente útil por inúmeros motivos. Entre eles podemos destacar a agilidade da inserção e leitura dos dados, a segurança dos dados, a veracidade das informações e a integração de todas os áreas.

A integração possibilita ter todas as notas tanto de consumidor como de produtos e serviços em um só local. Isso facilita, e muito, todo o processo financeiro e diminui a quantidade de possíveis erros na inserção de informações.

Implantar a nota fiscal eletrônica é, por si só, evitar um erro.

A nota fiscal eletrônica é obrigatória e sua não emissão pode ocasionar complicações judiciais e, consequentemente, financeiras. Além disso ao implantar a nota fiscal eletrônica é como um selo de qualidade, transparência e segurança. A partir disso é possível obter mais competitividade no mercado e destacar-se, sobretudo, às empresas informais.

A implantação do uso de nota fiscal eletrônica só garante benefícios aos usuários, ao governo e a toda sociedade. Aos usuários confere toda segurança, transparências, controle e facilidade. Ao governo é muito útil para integrar diferentes sistemas ao fisco e facilitar assim a localização de operações ilegais ou fraudes. Para a sociedade existem inúmeros outros benefícios e, entre eles, uma diminuição da emissão de papéis da tradicional nota fiscal.

Ficou claro o que é a importância da NF-e? Você já implementou em sua empresa? Deixe nos comentários suas dúvidas ou indicações. Um grande abraço! 😊


Tenha o melhor Emissor de NF-e

Precisando de um bom atendimento com suporte técnico de qualidade e diferenciado, entre em contato com o Sollo ERP, nossa equipe está preparada para atendê-lo.

Já pensou em ter mais autonomia e liberdade para gerir seu negócio enquanto o Sollo ERP cuida de seus documentos fiscais? Com o Sollo ERP você tem uma gestão eficiente de seus documentos, sem contar na facilidade de emissão. Não é atoa que desenvolvemos pensando na experiência do usuário em utilizar a nossa plataforma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *